BIO

ALEX LAMEIRA E GRUPO


Alex Lameira

Guitarra

André Souto

Bateria

Rik Andrade

Contrabaixo

Fabio Leandro

Piano Acústico

 


 

Formado em 2006 como Alex Lameira Trio o grupo tinha o intuito de tocar jazz e arranjos de Lameira para temas brasileiros.Depois de algumas mudanças de formações ainda como trio em 2009, após a participação na Oficina de Música Universal de Itiberê Zwarg no Rio de Janeiro, o grupo passou a ter um novo caminho a seguir – A Música Universal. O Alex Lameira Trio renasceu em 2010 com a proposta de vivenciar e compor Música Universal. Para isso, entra na bateria André Souto e Rik Andrade no contrabaixo. Em 2011 iniciamos o trabalho de produção do CD do Trio com o próprio Itiberê Zwarg fazendo a produção musical e arranjos para o disco. Em 2012 o trio se transforma em quarteto emuda o nome para Alex Lameira e Grupo com a entrada do pianista Fábio Leandro.
Alex Lameira: Guitarrista e violonista natural da cidade de Santo André no estado de São Paulo, Brasil. Músico desde os 11 anos de idade, aos 22 anos gravou pela primeira vez no CD de música instrumental de Davilson Assis Brasil, seu primeiro mestre, junto com os músicos Duda Neves, Sizão Machado e Amilson Godoy. Seus estudos musicais passaram pela regência de Orquestra e Coral com os maestros Roberto Farias e Marcos Júlio Sergl composição com Osvaldo Lacerda, Jazz com Frank Herzberg, improvisação com André Marques e violão e guitarra jazz com Davilson Assis Brasil, Conrado Paulino e Heraldo do Monte. Ao conhecer pessoalmente o trabalho das oficinas de música universal de Itiberê Zwarg em 2009, Alex se viu diante de um processo inédito de maior profundidade musical e desde então se dedica à Música Universal.

 


 

 

DISCO

Disco Alex Lameira e Grupo

 

 

 

 

 

 

 

Alex Lameira e Grupo
Ano: 2015

ouça

 

“Tenho ouvido muitos lançamentos internacionais, mas esse de Alex Lameira se destaca. Alex é um excelente músico e guitarrista, e Itiberê um excelente arranjador. Bom gosto, trabalho nos detalhes, sem perder o sabor. Notável brasilidade, trilhando o caminho do Quarteto Novo e acrescentando outras vivências. Parabéns Alex Lameira, e a todos os envolvidos nesse trabalho! ”

Heraldo do Monte.

 

Making of CD:

 


 

Alex Lameira buscou neste CD, liberdade de criação e inspiração através da interatividade expressiva e auditiva dos componentes do grupo, juntamente com um trabalho intensivo de encontros com o grande músico Itiberê Zwarg, que vem assinar a direção do CD. Um trabalho que se iniciou em 2011 com as vindas de Itiberê a São Paulo, muitos ensaios e apresentações extras. Nesse processo, a fluência dos arranjos sempre foi o principal objetivo a ser alcançado. Um ponto alto nesse processo todo foi Itiberê sugerir algumas composições de sua autoria e compor outras especialmente para o disco.
Fez também uma participação mais que especial tocando contrabaixo em “Comichão” e “Sr. Manuel faça-me o favor”, fez improviso de escaleta na faixa “Samba Paulista”, abrilhantou com o piano a faixa “Serenautas” e além disso deu seu toque na percussão em quase todas as faixas.

O CD possui duas composições de Alex Lameira ( “Teimosa” e “Aracajú” ) , uma composição de Baden Powell e Vinícius de Moraes ( “Berimbau” ) , uma composição de Villa- Lobos ( o último movimento das Bachianas Brasileiras Número 2, mais conhecida como “Trenzinho do Caipira” ) e como não poderia faltar, uma composição de Hermeto Pascoal do disco “Slave Mass” (“Tacho”), além de composições de Itiberê Zwarg.
Neste disco temos também músicos convidados: Davilson Assis Brasil, primeiro mestre musical de Alex Lameira, na percussão de efeito. Carol d’Avila, flautista do grupo de Itiberê Zwarg, no vocal e flautas. Thaís Helena, cantora, no vocal de “Trenzinho do Caipira”. Rebeca Friedmann e Érica Beatriz Navarro, duo de violoncelistas, que atuaram na Vintena Brasileira de André Marques nos cellos da faixa “Rebericalex”.

 

Alex Lameira e Grupo - Disco

 


 

 

FOTOS

 


 

 

VIDEOS

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

CONTATO
SHOWS
Mariana Monteiro
55 19 98996-2121
alex@alexlameira.com.br
ma.mm.monteiro@gmail.com

IMPRENSA
Nilton Corazza
imprensa@bluenotecomunicacao.com.br

DOWNLOADS
Release PT
Foto Divulgação

Nome:*
E-mail:*
Assunto:
Mensagem: